Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page






Partilhe esta Página

 




Total de visitas: 66752

sonhe e realize os seus sonhos

sonhe e realize os seus sonhos

Gênesis 37:5-8 “Teve José um sonho e o relatou a seus irmãos; por isso, o odiaram ainda mais. Pois lhes disse: Rogo-vos, ouvi este sonho que tive: Atávamos feixes no campo, e eis que o meu feixe se levantou e ficou em pé; e os vossos feixes o rodeavam e se inclinavam perante o meu. Então, lhe disseram seus irmãos: Reinarás, com efeito, sobre nós? E sobre nós dominarás realmente? E com isso tanto mais o odiavam, por causa dos seus sonhos e de suas palavras.” Versículos 18-19: “De longe o viram e, antes que chegasse, conspiraram contra ele para o matar. E dizia um ao outro: Vem lá o tal sonhador!”

Não conseguiram matar o sonhador, também, não conseguiram matar os seus sonhos, porque José tinha segredos importantes para realizar os seus sonhos. E é o que vamos estar revelando a gora, e na quarta-feira para que você não falte:

“Quais são os segredos de quem realiza os seus sonhos?”

Que esta palavra encha os corações de alegria.



Existem características que são comuns aos realizadores de sonhos. Quem realiza os seus sonhos têm características específicas. São traços marcantes que tornam possíveis suas grandes realizações.

Por que aquela pessoa realizou algo grande?

Porque ela tem traços marcantes e características de quem realiza sonhos. São atitudes que fazem esta pessoa, uma pessoa bem-sucedida em tudo o que ela se propõe a fazer. São pessoas que sonham, que acreditam e que constroem os seus sonhos. Então, os segredos dessas pessoas serão revelados, hoje, a você. Ouça o que eu vou lhe falar: Você, também, pode ser assim: um realizador de sonhos.

1)Você pode ser uma pessoa normal e fazer coisas extraordinárias.

Vamos ver Tiago, quando ele fala de alguém, e este alguém é Elias. Diz que Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos e orou com instância para que não chovesse sobre a terra. Que atitude tremenda!Tiago 5:17-18: “Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. E orou, de novo, e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos.”Elias, homem semelhante a nós. É o que Deus está lhe dizendo em primeiro lugar, nesta manhã. Você pode ser um homem normal e fazer coisas extraordinárias.

2) Deus pode pegar coisas pequenas e torná-las grandes.

Isaías 60:22 “O menor virá a ser mil, e o mínimo, uma nação forte; eu, o SENHOR, a seu tempo farei isso prontamente.” Deus pega coisas pequenas e as torna grande!

3)Deus é poderoso para tirar do pó e manifestar em você a vida de príncipe.

Salmos 113:7 “Ele ergue do pó o desvalido e do monturo, o necessitado,”

Ergue ou não ergue? Ergue! Faz ou não faz? Faz! É poderoso ou não é? É poderoso! Opera desta forma ou não opera? Opera! Diz que Ele ergue do pó o desvalido. Diz que Ele o assenta ao lado dos Príncipes, dos príncipes do seu povo. Receba isto para a sua vida! Você é uma pessoa normal, Elias fez coisas extraordinárias, Deus pega coisas pequenas e as torna grandes. O menor virá a ser mil e diz que Ele é poderoso para tirar do pó o desvalido e o colocar assentado entre os príncipes.

O que estas pessoas que realizam sonhos fazem de tão importante para gerarem estes resultados?

Porque nós não estamos, aqui, só para isto. Nós estamos, em primeiro lugar, aqui, porque fomos predestinados por Deus para o louvor da sua glória e que faz parte do projeto eterno de Deus, para as nossas vidas, a salvação, e o nosso dia-a-dia, com Deus, não é uma troca de interesses. Nós estamos, aqui, por amor a Jesus, mas, queremos ver resultados.

O que estas pessoas fazem? Não é só ter fé? Não basta sonhar e, pronto, já está feito? Existe algo mais para tornar possível a minha realização?

Eu quero lhe dizer que sim. Existe muito mais a aprender para você conseguir sonhar e realizar, senão, não haveria aquela estatística. Qual? De cada dez sonhadores, um realiza! Apenas uma pessoa realiza.

Então, quer dizer que há segredos? Existem coisas que eu tenho que aprender? Não basta só ter fé? Há muito a aprender. Você quer aprender?

Para sonhar e realizar é preciso aprender. Nove, em cada dez pessoas, vivem frustradas, morrem desejando, não realizam na vida, mas Deus quer que de cada dez sonhadores da Igreja Cristo Vive, dez realizem. Você acredita nisto? Eu profetizo isso para o povo deste Ministério. A estatística diz que dez sonham e um realiza. Venha fazer a estatística na Cristo Vive, dez sonham e dez realizam. Haverá muitas pessoas realizando sonhos, em nosso Ministério. A bíblia diz que não haverá um só inválido no nosso Ministério, nós não aceitamos fracassados, neste lugar, não aceitamos doenças, as propostas malignas, não aceitamos o negativo, só aceitamos aquilo que Deus diz. Dez sonham e dez realizam, neste Ministério.

Jó 42:2 “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.”Diga: “nenhum”. Nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Se a bíblia diz “nenhum”, a coisa muda quando chega dentro desta Igreja. Deus tem planos e grandes promessas para quem sonhar dentro desta Igreja. Por isso, o mês inteiro dedicado ao assunto do sonho. Deus tem grande promessa para quem sonhar dentro desta Igreja.O altar vai lhe ensinar a desenvolver a qualidade dos realizadores de sonhos. O Senhor tem dito: ”As nossas conquistas serão multiplicadas a partir de hoje”. Porque nenhum dos seus planos pode ser frustrado. Esta obra que Deus começou na sua vida tem que se completar.

Qual é a obra?

1) Deus está lhe despertando a sonhar, está despertando os seus sonhos.

Ele começou a obra, Ele despertou os seus sonhos.

- “Fui à Igreja e o apóstolo, o Bispo estão falando sobre sonhos. Deus começou uma obra, aqui, na minha vida. Ele está despertando os meus sonhos.”

2) Deus está lhe mandando acreditar.

Sonhar, acreditar.

3) Deus está te ensinando a realizar.

Esta obra que Ele começou, há de se completar. Filipenses 1:6 “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.”

Quando Deus começa uma obra, essa obra tem que se completar. Deus está despertando os seus sonhos, Deus está lhe mandando crer e isto vai se completar, isto tem que se realizar na sua vida. Por que bem sei que tudo podes e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Então, é sonhar, acreditar e agir.

O Senhor falou ao meu coração que situações pendentes, por causa destas qualidades, que você vai aprender a desenvolver na sua vida, serão resolvidas, sonhos interrompidos vão se concretizar. Você vai receber dupla honra e Deus ainda vai lhe surpreender com muito mais. Glórias a Deus! Eu recebo para a minha vida. Nove a cada dez, aí fora, vivem frustrados, interrompem os seus sonhos.

Vamos aos segredos de quem realiza os seus sonhos. Eu achava que era só mentalizar a coisa e sonhar e pronto! Não! Não é assim. Existem características marcantes de quem realiza os seus sonhos. E os irmãos de José identificaram isso na vida dele. Eles diziam: “Vem lá o tal sonhador!” Porque José desenvolveu características e qualidades de quem realiza os seus sonhos.

Qual é o primeiro segredo?

1) Determinação.

Existem alguns sinônimos para esta palavra. Alguns a chamam de obstinação, outros a chamam de tenacidade, outros a chamam de perseverança, outros a chamam de decisão, outros a chamam de persistência e o carioca usa muito a expressão: “garra”.

Amado, você tem que ser uma pessoa determinada, você tem que desenvolver, a partir de hoje, a determinação da sua vida para que as suas conquistas sejam multiplicadas, você tem que aprender este primeiro segredo: determinação. Só realiza sonhos quem é obstinado, quem luta, tenazmente, quem é perseverante, quem tomou a decisão, quem é persistente e quem tem garra. É aquela pessoa, sempre, positiva, que não desiste diante das dificuldades. Você tem que ser uma pessoa obstinada quando se trata de sonhos.

“Perseverar não é insistir no erro, caso a estratégia esteja equivocada. Perseverar é você insistir no sonho”.

Talvez, você tenha que mudar, algumas vezes, a estratégia para chegar à realização do seu sonho, mas você não pode deixar de persistir no sonho que você tem. Eu não estou dizendo para você perseverar numa estratégia que não está dando certo porque, senão, o caminho vai ser difícil para chegar ao sonho. Se for preciso mudar a estratégia, mude, mas persevere no sonho porque é aí que está o grande segredo. É você perseverar no sonho. É ter o propósito e buscar o caminho certo para ir, sempre, em frente. O hábito de desistir tem que desaparecer da sua vida se você quer ser um realizador de sonhos. Algumas pessoas têm o hábito de desistir e isto tem que desaparecer da sua vida. Determinação, perseverança, decisão, persistência, garra, não desistir diante das dificuldades. Hebreus 10:35 “Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão.”

E eu peço permissão ao Espírito Santo e ir além e dizer: “Não abandoneis o vosso sonho, a persistência do sonho. Não abandoneis a confiança no sonho”. Por quê? Porque ela tem grande galardão”. Versículo 36 parte A: “Com efeito, tendes necessidade de perseverança,” Este é o primeiro segredo: Se tem necessidade, eu não posso desprezar essa determinação, este segredo. Perseverança, para quê? Versículo 36 parte B: “para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.” Alcanceis o vosso sonho.

Portanto, com determinação, o nosso Deus foi até o fim na criação de todas as coisas. Deus só parou quando estava tudo realizado. Deus não parou no terceiro ou no quarto dia: “Ah, Já está bom. Já tem luz, plantas, frutas, eu vou para por aqui!” Não! Não! Havia um projeto de Deus. Havia um objetivo e Deus nos mostra, na criação de todas as coisas, o segredo da determinação. Deus só parou quando estava tudo realizado. Ele não deixou o resto para depois, Ele não começou e parou. Ele criou todas as coisas. Ele foi até o fim. E diz a palavra que Ele começou e Ele terminou.

Gênesis 1:31 “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.” Chegou no sexto dia. O que Deus começou, Deus terminou. Você tem que ser uma pessoa determinada.

E quando Deus se manifestou como filho, quando o “Logus”, o Verbo se fez carne e habitou entre nós, Jesus cumpriu a sua palavra, sua missão e a obra perfeita em nossas vidas. E mais uma vez o Senhor nos dá o exemplo da determinação, a importância da determinação. Jesus, Ele não desistiu nem mesmo passando pela dor. Jesus não chegou na cruz e disse: “Um cravo só está bom. Eu quero sair daqui!” Não! Ele foi até o fim. E diz em 1 Pedro 2:21, talvez, você já tenha ouvido falar em determinação, mas eu quero lhe trazer “insites” diferentes.

1 Pedro 2:21-23 “Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca; pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente,”

O que o Senhor Jesus estava dizendo? Ele se entregou à missão, ao objetivo, Ele não recuou, Ele não desistiu. Isto é determinação. Você é uma pessoa determinada quando você se entrega à sua missão de alcançar os seus sonhos, pois só assim você, realmente, realiza.

“Não se preocupe se outras pessoas acharem graça dos seus objetivos, isto é bom, é sinal de que suas são grandiosas”.

Você acha que não achavam graça de Jesus quando Ele dizia: “Vou morrer, vou derramar o meu sangue, vou ser crucificado, vou ressuscitar, vou morrer pelos pecados!” Você acha que não achavam graça? Os irmãos de José odiavam José: “Você acha que vai reinar sobre nós?” Não se preocupe se as outras pessoas acharem graça dos seus objetivos. Isto é bom. Isto é sinal de que as suas metas são grandiosas. Às vezes, por causa de outras pessoas, isto mina a determinação e interrompe o sonho. Mas, você não vai interromper, você tem determinação.

2) Criatividade

Você tem que inventar novas soluções para os velhos problemas. Há pessoas que carregam, nas costas, velhos problemas e não inventam novas soluções. Você tem que ser criativo. Não se acomode diante das derrotas passageiras. O pensador disse: “Transforme a queda num passo de dança”. Você é capaz, porque Deus lhe capacita para isto, ele transforma pouco em muito. Talvez, você tenha pouco, mas por causa da sua criatividade, o pouco se torna muito. Você tem que trabalhar com o que tem para conquistar o que ainda não tem. Umas pessoas dizem assim: “O dia que eu tiver, aí sim, eu vou fazer”. Não! Comece fazendo hoje. Comece fazendo amanhã. Comece fazer, agora, porque quando você começa com o que tem, você conquista o que não tem. Você tem que ser uma pessoa criativa. Todas as pessoas criativas realizam sonhos. Olha que interessante: Jesus era muito criativo. Jesus estava, sempre, surpreendendo. Ele reunia as pessoas e na hora de falar, de explicar, na hora de ensinar, Jesus vinha com parábolas, contava uma historinha, usava a sua criatividade, até na hora de fazer os milagres, Jesus estava, sempre, inovando. Por exemplo: O milagre da cegueira, de tornar a pessoa de cego a enxergar. Lembra como Jesus fez com Bartineu? Como Jesus curou a cegueira de Bartimeu? Ele apenas falou.

Diz em Marcos 10:51-52 “Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver. Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.”

Primeiro Jesus vem e cura, apenas, falando. Depois, já com estes outros cegos, diz a palavra em Mateus 9:27-29 “Partindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos, clamando: Tem compaixão de nós, Filho de Davi! Tendo ele entrado em casa, aproximaram-se os cegos, e Jesus lhes perguntou: Credes que eu posso fazer isso? Responderam-lhe: Sim, Senhor! Então, lhes tocou os olhos, dizendo: Faça-se-vos conforme a vossa fé.”

No primeiro cego, Jesus falou, depois, os outros cegos, Jesus tocou-lhes os olhos. E veja, agora, com este outro cego, o que Ele fez. Olha a criatividade, a inovação: Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.João 9:5-7 “Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Dito isso, cuspiu na terra e, tendo feito lodo com a saliva, aplicou-o aos olhos do cego, dizendo-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que quer dizer Enviado). Ele foi, lavou-se e voltou vendo.”

Isto é que é criatividade. Isto é que é inovação. Jesus poderia ter, para aquele problema, só ter, novamente, falado, ou poderia ter tocado, mas Ele disse: “Não! Eu vou criar, Eu vou inovar”. Pega isto aqui, cospe na terra, faz lodo, vai lá no tanque e lava e o milagre aconteceu.

Você tem que ser assim, também. Tem que ser criativo nos negócios. Seja criativo na empresa, no trabalho, na sua família. Seja criativo no seu casamento. Tudo o que eu já faço bem, eu posso fazer melhor. Eu posso aprimorar.

Então, criatividade é característica dos realizadores de sonho. Você tem que manter a sua vida, sempre, no clima de inovação porque, senão, a rotina consome, a rotina desgasta, desestimula, desmotiva, cega a pessoa, aprisiona a pessoa. Você não pode se aprisionar na rotina, e não existe povo melhor para isto do que o brasileiro. Não existe. Com o governo que a gente tem, a gente tem que ser muito criativo. para olhar isso tudo aí e sobreviver. As pessoas olham isso tudo aí e ainda fazem festa: carnaval, pulam, saltam. Você tem que ser criativo, você pode fazer melhor. Se há dez anos atrás você solucionou de uma forma, hoje, você tem que arranjar novas soluções para os problemas. Mantenha na sua vida um clima de inovação. Você que é vendedor, que mexe com negócios, que faz negócios, que tem a sua loja, a sua empresa, que tem o seu trabalho, você tem esta qualidade a desenvolver porque esta qualidade surpreende. A criatividade impacta as pessoas. Jesus estava, o tempo todo, impactando todo mundo, porque Ele era criativo.

3) Não acomodação.

Eu não sei se você já gravou na sua mente. Há um comercial da empresa Petrobrás que diz assim no final: “O desafio é a nossa energia!” O desafio tem que ser a sua energia. Quando eu vi este comercial, eu disse: “Uau! É fantástico!” O desafio, realmente, é a energia do ser humano. O desafio é a nossa energia. Os realizadores estão, sempre, buscando mais, porque é qualidade dos realizadores a não acomodação. Os realizadores vibram com a conquista. Os realizadores têm um apetite insaciável em realizar sonhos. Ele realiza e parte para outro. Realizou, quer mais e vai lá, não se acomoda, não pára de conquistar. Ele tem apetite pelas conquistas. Você tem que ter este apetite. Deus está realizando os seus sonhos, Deus está lhe ensinando a sonhar. Deus está mandando crer, lhe mostrando qualidades de quem realiza sonhos, e esta obra tem que se completar. Eu não posso apenas sonhar, tem que sonhar e realizar. Eu não posso ser acomodado. Os realizadores aperfeiçoam os seus conhecimentos, você não pode parar no tempo. Não pode! Aí fora, chamam o povo de Deus de alienado, bitolado porque as pessoas acham que basta ter fé e jejuar trinta dias, mas, não é assim, a vida não é assim, você tem que ter determinação, você tem que ter criatividade, você não pode se acomodar. Se você se acomodar, as pessoas passam à sua frente. Veja como as coisas estão evoluídas, agora, já estão criando e isto eu creio que é uma oportunidade para as sogras, turismo para o espaço. Quantos viram isso, essa reportagem? Turismo para o espaço. Depois, o Bispo pode promover turismo para as sogras. É porque é muito caro o turismo para o espaço. Agora, veja, quem diria que você poderia dar uma voltinha no espaço: “Eu vou ali dar um beijo na estrela e já volto!” As coisas estão evoluindo, e o povo de Deus? Tem que evoluir, não pode se acomodar. Tem que ter desafios, vibrar com as conquistas, tem que aperfeiçoar os seus conhecimentos, não pode se acomodar.

Quem realiza sonhos, tira lições dos erros e dos acertos. Você tem que aprender, se aperfeiçoar. Errou? Aprende. Acertou? Aprende. Tem que tirar lições. Os tombos não nos intimidam! Os realizadores de sonhos têm determinação, criatividade, não acomodação. Paulo diz aos Hebreus 10:38 “todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.”

Se se acomodar, se parar no tempo, se ficar estagnado, se retroceder, diz que não se compraz a alma. Amado, não se acomode.

4) Coragem

Quando eu estou diante de desafios, de coisas novas, sempre me vem esta voz ao coração: “Coragem!” Eu tenho que ter ousadia para sonhar e coragem para realizar. A ousadia para sonhar, até vai, mas a coragem para realizar é outro esquema, é uma mistura: ousadia e coragem. Irmão, não tenha medo de correr riscos, não aceite o “não”. Quem realiza sonhos e recebe um “não”, tenta de novo, vai por outro lugar. É não? Então, eu vou arriscar. Ou seja, coragem. Realizadores de sonhos são aqueles que vão e fazem o que parecia impossível. O irmão Cardoso estava me contando que quando comprou o seu terreno para construir a sua casa, comprou e quando viu, cadê o dinheiro? Tem que ter dinheiro para sapatas e pedreiros e ajudantes e tudo mais. E pessoas da família diziam assim: “ah! Duvido você conseguir construir a sua casa!” Mas, como ele é um homem corajoso para realizar, ele foi, lutou, acreditou, não se acomodou, Deus prosperou, Deus proveu e ele foi e fez o que parecia impossível. Depois, as pessoas disseram: “Nossa! Parecia impossível! É a casa mais bonita do condomínio!”

Realizadores de sonhos são aqueles que vão e fazem o que parecia impossível. Quem passava, aqui, há uns quinze anos atrás, nunca iria imaginar que, hoje, teria esta catedral. Tem gente que passou aqui há este tempo atrás e depois, volta e fica assim: “O que é isto? Parecia impossível!” Mas, quando eu tenho coragem para realizar e acreditar que os impossíveis dos homens são possíveis para Deus. Amado, nada lhe será impossível. Na época, o meu pai dizia: “Vamos construir uma linda catedral na Rua Marica, um prédio com salas, andares, estúdios!” E as pessoas diziam: “Não sei não!” E o meu pai dizia: “Sei, sim!” E as pessoas disseram: “Então, vamos! Vamos ter a ousadia para sonhar. Vamos ter a coragem para realizar”. E está, aqui. Havia um peito de pombo, você já viu o meu pai contar, até o meio da Igreja, e quebra e quebra e dinamite, destrói, destrói, e fura e arranca e tira. Dois anos e nove meses! Estava tudo pronto. Coragem! Coragem! Coragem! Coragem! Coragem! E tem gente que passa e diz assim: “Qual foi o grupo de americanos?” Grupo? 60 mil membros que acreditam na honestidade, na credibilidade, na fidelidade, na santidade, na visão, na missão, na urgência deste Ministério para o mundo. Aqui, não há grupo de nada. Aqui, há uma família. Aqui, há um povo fiel a Deus. Aqui, não há político corrupto roubando e injetando dinheiro, aqui dentro, não. Aqui, não há dinheiro de tráfico de drogas, nem de diamantes. Aqui, não há fogueira santa para roubar apartamento das pessoas. Aqui, é um povo fiel, esta é uma igreja de verdade, é um movimento de reforma, esta é uma Igreja para o mundo! Aqui, não há uma liderança usando drogas na vida particular. Aqui há uma liderança orando, vigiando e cuidando da obra.

Então, os realizadores de sonhos são aqueles que vão e fazem o que parecia impossível. Você se lembra de Davi? Que situação impossível para o povo de Israel: Derrubar Golias que chegou e começou a criar um clima estranho, a intimidar o povo de Deus e não havia ninguém, ali, com ousadia e coragem até que surge Davi

1 Samuel 17:4-8 “Então, saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, da altura de seis côvados e um palmo. Trazia na cabeça um capacete de bronze e vestia uma couraça de escamas cujo peso era de cinco mil ciclos de bronze. Trazia caneleiras de bronze nas pernas e um dardo de bronze entre os ombros. A haste da sua lança era como o eixo do tecelão, e a ponta da sua lança, de seiscentos ciclos de ferro; e diante dele ia o escudeiro. Parou, clamou às tropas de Israel e disse-lhes: Para que saís, formando-vos em linha de batalha? Não sou eu filisteu, e vós, servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça contra mim!”

E foi difícil escolher um homem corajoso, um realizador de sonhos. Versículo 24: “Todos os israelitas, vendo aquele homem, fugiam de diante dele, e temiam grandemente,”

Onde está a coragem, onde está a ousadia?

Versículo 26: “Então, falou Davi aos homens que estavam consigo, dizendo: Que farão àquele homem que ferir a este filisteu e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?”

Então, Davi fez algo, extraordinário. O pequeno Davi, na sua estatura, por causa da coragem, se tornou grande em Israel, porque nele havia coragem, nele havia ousadia.

Deus pega coisas pequenas e as torna grande. Deus tira do pó e Deus coloca entre príncipes. Deus faz, Deus opera. Porque Davi tinha qualidade de quem realiza sonhos: coragem.

Há uma frase que diz: “Quem ousa, vence!” Se você não ousar, não vence.

5) Paixão

Esta paixão não é no sentido romântico. Não é estar apaixonado. Não é isso! Mas, paixão é quando algo arde em seu coração. O realizador de sonhos é um apaixonado. É um apaixonado por Jesus, pela vida, pelos seus sonhos, pelas tarefas que desenvolve. Ele é um apaixonado, ele trabalha com emoção e entusiasmo. Ele busca forças para realizar cada meta, cada desafio, cada sonho. Paixão é quando você usa a alma. Jesus nos ensinou isto. Isso que devemos fazer até na maneira de demonstrar amor. Jesus nos ensina até na maneira de demonstrar amor de forma apaixonada. Fazer as coisas com paixão.

Marcos 12:30 “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.”

Olha como Jesus nos ensina a fazermos coisas de forma apaixonada, com toda a sua alma, de todo entendimento, e com toda a tua força. Olha, os realizadores não fazem as coisas de qualquer jeito, eles fazem com paixão. Você tem que desenvolver a paixão.

-“ Eu quero ser um realizador de sonhos!”

Faça as coisas com paixão, não faça de qualquer jeito.

Porque fazer de qualquer jeito já tem um monte de gente fazendo. Porque quando você faz alguma coisa com a alma, com o coração, isso faz a diferença. Eu quando estou, aqui, no altar, eu estou usando a minha alma. Quando faço alguma coisa, tenho algum desafio, eu coloco a alma. Esta é a característica dos realizadores de sonhos. Eu me recordo que quando eu e a minha esposa decidimos construir a nossa casa, o irmão Cardoso foi quem nos ajudou a construir. E eu me recordo que eu cheguei no condomínio e havia uma rua, apenas uma rua, o esgoto não estava muito bem feito, depois, tiveram que refazer, e eu olhava para aquilo, era areia de um lado e brejo do outro. Eu levei a minha esposa e disse: “Amor, está, aqui, o nosso terreno. Vamos construir a nossa casa, o nosso sonho!” E a minha esposa dizia: “Mas, onde? Eu só vejo sapo, perereca e rã, rã, perereca e sapo. Meu Deus! onde está o terreno?” E eu dizia: “Está, aqui. É este brejo”. Ali era um brejo. E aí começamos. Tivemos que aterrar o terreno. Eu me lembro que aquele brejo que depois se tornou um terreno, os caminhões começaram a chegar, era um sábado, e eu fiquei, ali, olhando caminhão por caminhão. Eu contei caminhão por caminhão, e cada vez que derramava aquela areia, eu dizia: “Glória a Deus! Que emoção. Que paixão!” E cada vez que vinha algo novo, a sapata, e o concreto, e o muro, o tijolo. Eu chegava na frente da casa e dizia: “Cardoso! Que tijolo lindo!” E eu vibrava. Eu coloquei a minha alma, e já está tudo pronto. Amado, use a sua alma. Faça com paixão as coisas.

6) Foco

Apesar do dinamismo, de tocar vários projetos ao mesmo tempo, os realizadores de sonho não perdem o foco. Eles não desperdiçam tempo ou energia. Você tem que se fixar num objetivo. Foi feita uma pesquisa no meio corporativo, empresarial e viram que a maior praga nas empresas é a falta de foco. Pessoas perdem o foco. São as empresas e os executivos que perdem o objetivo, mas se você quer ser um realizador de sonho, você tem que ter foco. Não desperdice seu tempo e sua energia, você tem que se fixar num objetivo. A irmã Lílian estava me contando que a sua filha tinha um sonho de entrar para medicina e ela me disse: “Foram as mensagens, foram os estudos. Eu vi a minha filha estudando, tentando, e ali se dedicando, foi, foi, fez a prova da UERJ, gabaritou a prova de química e foi chamada. Está dentro!” Porque teve um objetivo. Eu me fixo num objetivo.

Então, amado, pare de se envolver, mentalmente, com preocupações. Muitas pessoas se envolvem, mentalmente, com preocupações. Se você ficar envolvido com sua mente em preocupações, em medos, pensamentos que não vai dar, quem sabe, e agora? Você não vai conseguir realizar. A falta de foco distorce a visão e ela lhe afasta do sonho. Você tem que ter foco.

- Qual é o seu objetivo?

“Não sei. Quem sabe tenho um dia aí de sorte.”

Os realizadores de sonhos não acreditam em sorte. Eles acreditam nas qualidades, naquilo que eu desenvolvo, as minhas atitudes, os meus pensamentos. Hebreus 12:2 “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.”

Por que ele diz: “olhando, firmemente, para Jesus”? Porque Jesus me faz lembrar que eu tenho que completar a obra, que se eu estou sonhando e acreditando, eu tenho que realizar, e que eu não posso perder o foco, por isso, eu tenho que olhar, firmemente, para Jesus. Lute pelo seu projeto de vitória, sem medo, sem perder o foco. Você tem que ter o foco na vida.

7) Planejar com detalhes

Não deixe tudo por conta do famoso “jeitinho brasileiro”. As pessoas, aí fora, não adotam uma atitude de excelência. É tudo no “jeitinho brasileiro”, vai de qualquer jeito, vai levando. Não adote isso para a sua vida. Você quer ser um realizador de sonhos? Então, você tem que planejar com detalhes. Não é resolver com um “jeitinho brasileiro”. Planeje suas ações. Quem planeja se prepara muito melhor para vencer. Está muito mais preparado. Isto vai ampliar as chances de dar certo. Provérbios 21:5 diz: “Os planos do diligente tendem à abundância, mas a pressa excessiva, à pobreza.”

O plano do diligente é um plano com detalhe. Eu tenho que planejar. Eles tendem para a abundância, mas a pressa excessiva, e porque não colocar o “jeitinho brasileiro”, leva à pobreza. Você tem que planejar e quando você planeja com detalhes, isso minimiza as chances de dar errado.

Veja, Deus planejou cada detalhe de como iria libertar o povo do Egito. Você se lembra? Êxodo 3:7 “Disse ainda o SENHOR: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento;”

Agora, Deus ouve o clamor do povo e os sonhos. Qual era o sonho daquele povo? Ter a liberdade, sair daquele sofrimento, daquela humilhação. Quem sabe chegou, aqui, alguém, nesta manhã, que tem um sonho de sair da vergonha, de sair do cheque para cobrir cheque, conta no vermelho, nome sujo, vida endividada. Um empresário chegou, aqui, com um sonho da sua liberdade financeira. Chefe de família, dona de casa, jovens, você que quer ter liberdade para sonhar, porque me parece que no Brasil, o jovem não tem liberdade para sonhar. O jovem quando se põe na luta pela vida, no mercado de trabalho, vem logo uma voz dizendo: “Cuidado! O primeiro emprego é uma coisa difícil!” E aí a pessoa já começa a achar tudo difícil. Mas, o que Deus, usando um anjo, disse para Sara? “Sara! Há coisa demasiadamente difícil para Deus?” Não! Então, você tem que acreditar. Não há coisa demasiadamente difícil para você. Não há nada difícil. O realizador de sonhos vai lá e realiza, não há nada difícil. O povo de Deus queria sair daquela humilhação, daquela opressão das mãos do Faraó, do Egito, da servidão, e diz a palavra no versículo 8: “por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu.”

Há uma terra boa e ampla, e o Senhor começa a mostrar que Ele planejou com detalhes. Versículo 13: “Disse Moisés a Deus: Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?”

E aí Deus disse: “Calma! Eu planejei a coisa com detalhes. Eu estou ensinando isso ao povo da “Cristo Vive”, aqueles que assistem pela internet, pelos satélites, pelo DVD, CD. Eu sou o que Sou.”

Versículo 14: “Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros.” Na realização de um sonho foi necessário um planejamento mais detalhado. Deus já planejou todas as coisas.

Então, diz a palavra no versículo 15: “Disse Deus ainda mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós outros; este é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração.”

Portanto, ouve um planejamento mais detalhado. Estamos chegando à março e tem casal que ainda não sentou para escrever sonhos, está com o projeto dobrado, dobrou em quinze partes, na bíblia, amassado, a coisa está ali, extraordinária multiplicação, mas o projeto está deste tamanho (pequeno).

- Cadê o seu projeto?

- “Está, aqui, no bolsinho da calça, todo amassado.”

Não é para isso, amado, é para você ter um projeto de vida. É para você planejar com detalhes, construir o seu futuro. Houve um planejamento e sabe de uma coisa? Deu tudo certo. Moisés estava preparado por Deus para aquela difícil tarefa e o projeto foi vitorioso. O sonho do povo se tornou realidade.Êxodo 12:37 diz: “Assim, partiram os filhos de Israel de Ramessés para Sucote, cerca de seiscentos mil a pé, somente de homens, sem contar mulheres e crianças.” Êxodo 14:15-16 “Disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.”